Os benefícios do chocolate para a saúde

Barra de chocolate

Os produtos de cacau e chocolate têm sido usados como medicina em muitas culturas por séculos para seus benefícios para a saúde. Muitos destes benefícios são de flavonoides, que atuam como antioxidantes, ajudam a baixar a pressão arterial, e equilibrar certas hormonas no corpo. O chocolate preto fornece ao corpo uma pequena quantidade de magnésio e contém um grande número de antioxidantes, muito mais do que o leite ou chocolate branco, que não conferem os mesmos benefícios para a saúde.

Aqui está o que a pesquisa diz sobre os potenciais benefícios para a saúde de comer chocolate escuro.

De acordo com uma revisão de 2012, houve pelo menos 42 estudos clínicos de curto prazo que encontraram efeitos positivos da ingestão de cacau em fatores relacionados com doenças cardiovasculares, incluindo melhorias na dilatação mediada pelo fluxo, reduções na pressão arterial diastólica e pressão arterial média, e pequenos efeitos sobre o colesterol LDL e HDL.

Estes estudos envolveram doses variáveis de cacau pelo menos uma vez por dia os efeitos calmantes do chocolate. A revisão baseia-se em estudos in vitro que sustentam que os flavanóis podem ser a razão para estas melhorias, devido aos seus efeitos na função endotelial e plaquetária, inflamação, transporte de glucose e atividade da enzima de conversão da angiotensina, é necessária mais investigação clínica para confirmar estes efeitos.

Um estudo baseado na população de 2009 seguiu-se a 1169 doentes não diabéticos que tinham sido hospitalizados após um enfarte agudo do miocárdio e descobriu que o consumo de chocolate auto-relatado duas vezes por semana correlacionou-se com uma redução de 66 por cento na mortalidade cardíaca nos próximos 8 anos, em comparação com aqueles que não relataram comer chocolate.

A maioria das pessoas que comem chocolate fazem isso para os benefícios que fazem isso tem em seu humor. De acordo com uma revisão de 2013, não é claro com os efeitos do chocolate no humor são devido aos efeitos farmacológicos de constituintes como polifenóis ou se eles têm a ver com a interação entre experiência sensorial prazerosa e recompensa.

Os efeitos do chocolate no humor podem ser devido aos seus efeitos sobre endorfinas e serotonina, ou pode ser devido à cafeína e componentes estimulantes da teobromina. Três dos oito estudos que cumpriram os critérios de inclusão na revisão indicaram algum tipo de cognição melhorada dos tipos mais comuns de bombom. Dois outros não indicaram quaisquer benefícios, mas demonstraram mudanças significativas nos padrões de ativação cerebral.

Um estudo revelou que os homens que tomaram 50g de chocolate negro rico em flavanol estavam protegidos dos efeitos físicos do stress psicossocial. Um estudo in vitro de 2013 também descobriu que os polifenóis de cacau desencadearam efeitos neuroprotectores num modelo de doença de Alzheimer através de uma via sinalizadora de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF). A BDNF é responsável por funções incluindo plasticidade cerebral e a capacidade de aprender novas informações. A BDNF tem sido implicada em pesquisas relacionadas ao estresse pós-traumático e à aprendizagem da extinção do medo.

De acordo com os Institutos Nacionais de saúde, a dieta típica americana não fornece magnésio suficiente. Especificamente, homens com mais de 70 anos e adolescentes e rapazes são mais propensos a ter baixas ingestões do mineral. Uma pequena barra (1,45 onças ou 41 gramas) de chocolate escuro fornece 54 miligramas de magnésio que pode ajudar algumas pessoas a alcançar a dose diária recomendada, que para os homens é de 400–420mg e para as mulheres (que não estão grávidas ou amamentando) é de 310–320mg.

O consumo de cacau pode levar a problemas digestivos, reações na pele, obstipação e enxaqueca dores de cabeça em algumas pessoas. Há também efeitos colaterais relacionados com a cafeína, incluindo aumento da ansiedade, perda de sono, batimento cardíaco mais rápido, e aumento da frequência de micção. Uma onça de chocolate contém cerca de 12 mg de cafeína. Como base de comparação, uma xícara de café contém cerca de 96mg.

Doses elevadas de cafeína durante a gravidez estão associadas com baixo peso à nascença e parto prematuro, no entanto, a cafeína de baixa dose e os outros ingredientes dos suplementos de cacau são geralmente muito seguros. Um estudo até encontrou efeitos positivos no humor da mãe e do bebé. É melhor falar com o seu médico e certificar-se de que o produto que escolher é seguro para si.

É geralmente aceite que um whole foods abordagem da nutrição é a melhor porque a complexidade da forma constituintes interagem para conferir os benefícios de saúde de um alimento que não são inteiramente conhecidos e, por vezes, apenas tomando suplementos, não confere o mesmo grau de benefício. Cerca de 3 barras de chocolate escuro seria necessário, no entanto, para atingir o teor de flavanol de 500 mg que pode ser encontrado em alguns suplementos, e ainda mais chocolate de leite seria necessário, em que ponto a fraca densidade de nutrientes, ou seja, Contagem de calorias para teor de nutrientes, dos ingredientes pode superar os benefícios.

Uma boa abordagem seria começar com uma dose de suplemento baixa ou uma onça de chocolate escuro (com mais de 75% de cacau) por dia. Pode discutir com o seu médico se aumentar a quantidade seria a forma mais eficaz de atingir os efeitos desejados na saúde cardiovascular e mental.